Olá, pessoal!
O artigo que Cássia e eu escrevemos, e que foi apresentado como comunicação oral no VIII Encontro de Educação Musical, em Campinas, em abril último (ver Palestra em Valinhos, SP, neste blog), e que, por sinal, obteve bastante aprovação da plateia, não foi aprovado pela comissão científica para ser publicado nos Anais do evento. Enfim, ossos do ofício... Mas nem por isto, o trabalho fica invalidado, ou não pode ser compartilhado...
Realizamos uma revisão em alguns pontos do texto, com a ajuda da preciosa Viviane Louro, referência no Brasil em Educação Musical Inclusiva, e compartilhamos este trabalho com carinho para vocês.
O link para acessá-lo no Academia.edu é este:
A música na inclusão de um aluno com TEA sob a ótica DIR-Floor Time
Resumo: Este relato de experiência tem suas bases no TCC de graduação de Ávila (2014), que trata das possibilidades intervencionistas da Educação Musical, buscando a inclusão de alunos acometidos pelo TEA (Transtorno do Espectro Autista) em escola regular. Neste relato, são inferidas as contribuições do ensino de música pretendendo a reorganização sensorial de um aluno com TEA, segundo o prisma da abordagem DIR- Floor Time (GREENSPAN e WIEDER, 2010). A experiência com o referido modelo obteve êxito não apenas na reorganização sensorial, mas também contribuiu na melhora de outras características pertinentes ao espectro do autismo, tais como sociabilidade, afetividade, entre outros.
Resumo: Este relato de experiência tem suas bases no TCC de graduação de Ávila (2014), que trata das possibilidades intervencionistas da Educação Musical, buscando a inclusão de alunos acometidos pelo TEA (Transtorno do Espectro Autista) em escola regular. Neste relato, são inferidas as contribuições do ensino de música pretendendo a reorganização sensorial de um aluno com TEA, segundo o prisma da abordagem DIR- Floor Time (GREENSPAN e WIEDER, 2010). A experiência com o referido modelo obteve êxito não apenas na reorganização sensorial, mas também contribuiu na melhora de outras características pertinentes ao espectro do autismo, tais como sociabilidade, afetividade, entre outros.
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