Genteee!!! A experiência desta oficina foi única, para mim e para os alunos!!
Em outubro de 2013, durante a Jornada Acadêmica da Unincor, promovida pelos cursos de Pedagogia e Música a distância, me ofereci para realizar uma oficina com os alunos da Pedagogia e da Música. É claro que as oficinas foram diferentes, pois no curso de Pedagogia, não se espera que os alunos tenham conhecimentos musicais. Assim, realizei um trabalho de corpo e voz com eles, que por sinal, foi muito bem aceito pelos alunos (o que me deixa muito feliz, com sensação de ter oferecido algo realmente útil a eles).
No curso de Música, tomei como base a música "Sigma", do grupo "Secret Garden", originalmente composta para solo infantil masculino e coro adulto. O original, você pode assistir abaixo:
A letra cantada em Sigma está em irlandês. Criei uma letra em português, e decidi montar um arranjo coral para os alunos do curso de música que partisse, desde o solo, em uníssono, até uma grade a 3 vozes. Como a melodia é construída basicamente sobre uma única nota, minha intenção era ir mostrando como a elaboração harmônica pode revelar novas estruturas sobre esta melodia. Comecei harmonizando com I e V graus, depois incluindo o IV, depois somando notas intermediárias a estas vozes (preenchendo os acordes) e, por fim, utilizando outras subdominantes do tom e incluindo notas de passagem nos acordes.
O nome "Oficina às escuras" foi dado pelos alunos, pois logo no começo, a luz se apagou, e o projetor multimídia, de onde partia a partitura com as vozes para leitura do arranjo pelos quase (ou mais) 100 alunos presentes, desligou.
Eu tive que improvisar. E como! Toda a dinâmica que preparei sob o auxílio da leitura seria, então, triplicado em tempo sem ela! Ensinar de ouvido me tomaria muito tempo, mas era o único recurso de que eu dispunha. Eu tive que mudar a didática e a maneira como pensei em construir o arranjo.
Mas acredito que funcionou, pois recebi muitos agradecimentos dos alunos, pelo facebook, na semana seguinte. À medida que fomos incrementando o arranjo, pela inserção de vozes e novas funções harmônicas, a melodia de uma única nota foi ganhando um colorido especial, que foi, claro, abrilhantado pela interpretação dos quase 100 alunos cantando em conjunto, evidenciando pianos, fortes, crescendos, diminuendos, e uma atmosfera encantadora do bloco harmônico que, muitas vezes, me deixou arrepiada e que demonstrei sem hesitar no vídeo (sempre sou muito transparente nas coisas que sinto...).
O resultado? Você pode conferir pessoalmente. Não sou regente, aviso já! Rejo intuitivamente, e principalmente, com o coração. Mas tenho na mente tudo que quero ouvir, e com base nisto, acabo me virando e descobrindo as formas para que isto se revele em gestos sonoros-musicais.
Eis o vídeo da oficina:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua postagem será enviada ao moderador para aprovação. Aguarde! Obrigada!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.