Pessoal!!
Aqui no blog, em 2012, eu publiquei um texto a respeito de como a composição pode ensinar os alunos (A Composição pode ensinar, você sabia?)
Em 2014, eu e o prof. Marçal Castellão, após algumas pesquisas, realizamos uma comunicação oral no X Simcam, em Campinas, que foi publicada em forma de texto escrito, nos Anais do Simpósio.
O texto integral você tem acesso por meio do meu perfil no Academia.edu, clicando aqui.
Continuamos acreditando que o ensino do piano não pode se resumir em aprender a ler as partituras, e que estamos tocando piano e fazendo música simplesmente porque conseguimos ler bem todas as notas que estão à frente de nossos olhos! Seria uma visão muito medíocre do aprendizado musical instrumental.
O artigo mostra, com simplicidade, o que acreditamos ser "fazer música", aprender a tocar um instrumento, apontando os valores pedagógicos da composição e invertendo o processo da leitura, ou seja, ao ensinar o aluno a escrever suas próprias composições e aquelas que ele aprende de ouvido, estamos oferecendo a ele a oportunidade de construir um aprendizado musical, ao forçá-lo a recuperar estruturas mentais relativas à tudo que concerne ao que chamamos "leitura": memória, sentido de frase, construções gestálticas (padrões), simetria (ou não), automatismo de notas, sentido do movimento sonoro, escuta interna, para não citar outros...
Ler não é somente decodificar códigos musicais, mas atribuir um sentido a eles (e é por isto, então, que conseguimos ler,e não o inverso!). É nisto que eu e o prof. Marçal acreditamos.
Espero que o artigo lhes seja útil ou desperte em você a noção do que defendemos em aula de instrumento para, principalmente, iniciantes.
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