segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Curso Didática reflexiva da música: aliando PNL e competências na prática da educação musical

Estou divulgando o curso que estou preparando para acontecer na cidade de Poços de Caldas, a partir de janeiro de 2014, com 60 horas (com data ainda a definir, mas é certo que acontecerá sempre em um fim de semana intensivo). Este curso é fruto de estudos iniciados pelo grupo de pesquisa do qual faço parte, "Grupo de Pesquisa PNL e Educação Musical", criado em agosto de 2013, por professores de música e um profissional em PNL, também educador musical.


Sobre o curso:


Vivemos uma era de profundas transformações nas relações humanas. O tecnicismo e o pragmatismo têm cedido lugar, gradativamente, à valorização das competências, o que exige mobilização contínua de recursos e saberes em prol da excelência em qualquer área de atuação. A Educação abraçou fortemente esta ideia, pois ensinar e aprender por competências centraliza a escola no aluno, desenvolve a capacidade de transferir conhecimentos e de significá-los, permitindo apropriação de conhecimento, ao invés da mera aquisição de saberes. Uma Educação baseada no desenvolvimento de competências, por outro lado, exige clara sistematização didática e metodológica do professor, sem as quais os saberes correm o risco de se tornarem aleatórios e arbitrários, acarretando práticas repetitivas, repetidas e inconscientes (descompromissadas com o que, para que, como, por que e onde).
O curso “Didática reflexiva da música: aliando competências e PNL na prática da educação musical” tem, como objetivo, portanto, desmitificar a ideia de que o ensino de música ocorre apenas pela seleção e aplicação de atividades sem a devida sistematização metodológica e desvinculada de um corpo de competências especificamente musicais como objetivo da aprendizagem. Ao mesmo tempo, pretende estabelecer a ideia de que a prática de sala de aula é incerta e flexível, pois “sabemos como começaremos uma aula, mas não podemos assegurar como ela irá terminar, o que irá acontecer durante a interação e, finalmente, o que os alunos irão aprender do que pretendemos ensinar” (ZARAGOZÀ, 2009, p. 18). Esta incerteza e flexibilidade decorrem do fato de que estamos lidando, em Educação, com seres humanos, cujos comportamentos/respostas são individuais e representam uma maneira própria de agir e interagir com o ambiente e as pessoas que os cercam. 
Atualmente, com base neste novo paradigma, se o professor encara a aula de música da mesma forma, sob a mesma conduta, alicerçada sobre as mesmas práticas, esperando sempre os mesmos resultados, privando-se de contextualizar o planejamento e a ação em um âmbito diverso, mutante, aberto e flexível, corre o risco de cegar-se para a multidimensionalidade da prática de ensinar e aprender. Além disso, fecha os olhos para a diversidade que é a comunidade da sala de aula, com as experiências e aprendizados individuais. Fecha os olhos para as variáveis do entorno educacional, e na tentativa de controlar o ambiente de ensino, o “espírito criador que duvida, procura, investiga e pesquisa” é trocado pela “estagnação, rotina, sistematização rígida dos princípios e proclamação do valor absoluto” (Koellreutter, 1994). Em consequência, impede-se de uma profunda compreensão da realidade educativa que pretende transformar, porque se priva de se reinventar como docente, ao deixar de se perguntar “por que faço o que faço e da forma como faço?” (Duque, in Zaragozà, 2009).
Por essa razão, aliando os recursos da PNL (Programação Neurolinguística) à didática do ensino de música, o curso também pretende oferecer instrumental para o professor avaliar processualmente o desenvolvimento educacional e musical dos alunos, pois a PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam e determinam nossos comportamentos, isto é, como o ser humano “funciona” e como ele pode escolher o modo como quer “funcionar” (MANCILHA, s/d, p. 02). Por meio da PNL, é possível mapear o ponto em que cada aluno se encontra no aprendizado, como ele responde às estratégias de ensino e como o professor pode fomentar e direcionar o aprendizado por meio de competências de modo a potencializar e ampliar os seus saberes.
As unidades programáticas do curso abrangem um corpo teórico-prático de conteúdos que serão ministrados entrelaçados, de modo que teoria e prática sejam um só corpo metodológico no ensino de música, embora nesta apostila, venham separados.
São elas:


Conteúdo do curso – Escopo teórico:
1)    Didática do ensino de música:
a.    Para que didática?
b.    Modos de ensinar
c.    Didática reflexiva no ensino de música

2)    Competências no ensino de música:
a.    O que são competências, o que é educar por competências
b.    Ensino musical por meio do desenvolvimento de competências musicais;
c.    Definição de um corpo de competências musicais a serem desenvolvidas no   âmbito escolar;
d.    Dinamização de conteúdos, objetivos e competências no currículo.

3)    PNL na Educação Musical:
a.    O que é PNL
b.    PNL e Educação/Educação Musical
c.    Ferramentas da PNL no ensino de música
d.    Aliando competências e PNL na Educação Musical

Conteúdo do curso – Escopo prático:
1)      Prática do ensino de música:
a.    Aplicação prática e relacional dos itens 1, 2 e 3
b.    Montagem e criação de atividades para sala de aula
c.    Transposição didática de atividades: diversidade em foco
d.    Criação, apreciação e performance como foco da prática


Sobre o Grupo de Estudos PNL e Educação Musical:



O grupo tem, como objetivo, investigar as bases da Programação Neurolinguística e associá-las às práticas e metodologias de ensino de música, nas suas modalidades (instrumento, práticas em conjunto e teoria geral da música), buscando compreender como as pessoas aprendem, respondem, interagem e constroem o conhecimento musical. A partir desse diagnóstico, pretende sugerir formas estratégicas de atuação docente que possam modificar ou reforçar ações de modo a direcionar a aprendizagem a níveis ótimos de eficácia. Tais estratégias reúnem pressupostos e Sistemas Representacionais da PNL alinhados à proposta da aprendizagem musical tendo como sustento um rol de competências musicais preestabelecidas. Os primeiros estudos ja produziram o Curso que está sendo oferecido nesta página. Em seguida, o grupo pretende divulgar esta e outras pesquisas em Congressos no Brasil e na América Latina, a partir de 2014.


Faça aqui sua inscrição! Garanta sua vaga!
Apenas 30 vagas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua postagem será enviada ao moderador para aprovação. Aguarde! Obrigada!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.